Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Metáfora Complexo de Larva

Amigos vivemos numa sociedade cada vez mais doentia de pessoas, na maioria jovens, consumistas. Fazem tudo em nome do consumo: roupas, sapatos, jóias, celulares, bebidas, sexo, drogas. Este consumo repetido e compulsivo tem um forte fundamento psicológico: suprir a sua ausência de si mesmo.
A geração que vemos hoje é com raríssimas exceções a de macacos de auditório: fazem o que a mídia manda e ensina, divulgam na internet na velocidade da luz, afinal são como larvas de borboletas, sedentas de algo que lhes alimente e em constante processo de inchaço, buscando dobrar o seu tamanho.
O seu universo humanamente limitado é egocêntricos, narcisistas, etnocentristas, isolados mesmo ao lado de milhões de outros semelhantes. Motivo: não sabem o que é IMPORTA-SE COM O OUTRO. Na realidade nunca aprenderam. O seu complexo de larva, só lhes permite enxergar dentro de seu casulo.
A única inspiração inconsciente de uma larva é, por exemplo, virar uma borboleta, exibir suas cores e brilhos, voar sem destino certo e ter uma vida efêmera, curta, baseada no seu altíssimo consumo de néctar de flor em flor. Agem apenas por instinto. E vivem apenas em uma função de sua beleza frágil, sem produzir!
A metáfora do complexo de larva aplica-se perfeitamente as pessoas de hoje: Só pensam em nutrir-se de qualquer coisa que lhes dão algo pra lhes satisfazer o seu próprio ego. São cegas diante da sociedade que vivemos hoje só pensam no auto consumo em ficarem bonitos e belos como os artistas da TV, seguem a moda a risca sem se preocupar com o ridículo.    

By: V@LDO

2 comentários:

Dani Vidal disse...

Putz...muito bom

izac disse...

a individualidade humana está empobrecida como diria os sociologos
http://romancedecasa.blogspot.com