Total de visualizações de página

domingo, 13 de março de 2011

A ditadura da música ambiente


Chato. Muuuito chato! Talvez isto seja um delírio de quem trabalha com música, mas só queria comprar meia dúzia de cuecas e tive de passar por um constrangimento sonoro. É que a loja tinha um som muito alto; tipo balada “tecneira”. No começo dessa febre, perguntava se estava acontecendo algum evento na loja, meio que tirando uma da situação. Hoje, descobri um jeitinho mais eficiente. Você entra na loja e começa a falar baixinho com o vendedor e vai cada vez mais diminuindo o tom da voz. Começa a ficar nítido que aquela “música ambiente” é desnecessária.

Parece que o som é alto assim pra você não conseguir raciocinar e comprar, comprar, comprar, sem pensar, sabe. Tem uma loja de mochilas na Rua Augusta que atravesso a rua quando passo em frente. O volume do som virou antipropaganda. E não paaara por aííí (com voz de locutor de liquidação). No meu prédio, é raro encontrar um momento na academia de ginástica no qual não tenha alguém monopolizando o ambiente com sua música preferida. Não seria mais agradável se cada um usasse o seu fone de ouvido com sua música preferida num lugar coletivo como a sala de ginástica do seu prédio?

Bom, falando em fone de ouvido, no ônibus, agora, é normal o cidadão ligar a rádio no celular, sem fone, ou com o fone tão alto que você consegue saber o que ele está ouvindo a poltronas de distância. Isso, porque existe uma Lei Municipal (em São Paulo) que proíbe o uso de aparelhos sonoros dentro do coletivo, veja bem, COLETIVO. Deve ter uma razão, né?

Se você ainda acha que é paranóia minha, o que dizer daqueles que sonham em comprar uma chacrinha no interior, pra ter sossego no fim de semana e, depois que conseguem, o vizinho ao lado resolve alugar a chácara dele para um bando de mal educados fazerem churrasco no fim de semana, botando o som no talo pra todo mundo ouvir? Nesse quesito, os moradores da praia de Itamambuca, em Ubatuba, acertaram e conseguiram aprovar uma lei que proíbe som alto em carros ou casas, em qualquer circunstância, qualquer horário. Porque esse lance de “até as 22 horas” dá uma brecha danada pros “sem noção” fazerem o que quiserem com seu ouvido.

Por enquanto, tô fazendo reclamação. Agora, vamos para a reflexão: se a gente olhar pra trás, menos de 100 anos, vai, quem é que tinha o privilégio de ouvir música, antes do advento da vitrola, do rádio, dos aparelhos em geral? Já pensou nisso? Quem é que podia ouvir música? Claro, o cara que estava perto de alguém que tocava música. Tocava, quero dizer, executava um instrumento, ou usava a própria voz. Porque hoje, até esse verbo é empregado para outras situações. Dia desses, estava numa rodinha de músicos e ouço o seguinte diálogo:
– Ah, eu também toco.
– Ah é, toca o quê?
– Meeeu, eu toco anos oiteeeenta! (entendeu, né?).


Tudo bem, sem tirar o mérito dos talentosos DJs e turntablists, mas e os casamentos, hein...? Meu pai e eu agora só ficamos até o prato principal nas festas de casamento.

Na hora em que começam a distribuir os “oclinhos” e soltam Staying Alive dos Bee Gees em máximo volume, a gente desce pra área dos chazinhos e bem casados. A gente aprendeu a se adequar à situação, mas ainda pergunto: Por que tão alto? Não podia ser num volume que desse para chacoalhar o esqueleto e conversar ao mesmo tempo?

Aliás, conversar e ouvir música ao mesmo tempo é uma coisa que não dá para entender. Não...dá sim. Ou o cara não tá ouvindo a conversa, ou não tá ouvindo a música. Aí vem aquela desculpa de que é música ambiente. Acho que foi o Chico Buarque quem disse algo excelente sobre isso: “Música ambiente? Se a música é boa, é pra ouvir, se é ruim, porque está tocando?”. Isso é mais sério do que parece. Vou tentar comparar a música com outra modalidade artística, o teatro.
 
Imagine você chegando numa padaria, dessas que têm buffet à vontade, oito televisores e ainda o som de uma rádio FM qualquer, tudo ao mesmo tempo agora. Aí, de repente, entra um grupo de teatro entre as mesas e começa a encenar Hamlet, ou qualquer outro espetáculo. Meio esquisito, não? Mas com música, pode. Começo a pensar que a prática da chamada música ambiente é que levou a música ao status de “ah, é só uma musiquinha pra animar”. E, hoje, para um músico apresentar seu trabalho com as pessoas realmente prestando atenção, só mesmo num auditório fechado, com todas as instruções bem esclarecidas antes do início do espetáculo.
“Ponha-se daqui pra fora. Já!”

Eu mesmo comecei uma temporada com meu organ trio, o Hammond Grooves, no Bar do Terraço Italia, em São Paulo. Vou contar rapidinho. A ideia do pessoal lá é renovar o ambiente deste clássico paulistano, trazendo uma plateia que quer ouvir música curtindo a paisagem que já é cartão postal da cidade. Já fizemos cinco quartas-feiras e, ainda assim, mesmo com as hostess e o apresentador pedindo silêncio, ainda tem gente que insiste em conversar durante o show. Mas descobri que posso fazer igualzinho faço com os vendedores em loja que tem som muito alto. Em vez de descer a mão nos instrumentos, cada vez que algum grupinho começa a conversar, a gente diminui o toque da banda, o volume vai baixando e a conversa fora de hora começa a ficar realmente constrangedora.

Pode ser um delírio de quem trabalha com música, mas comece a prestar atenção no seu dia e veja: em quantos momentos a música está presente realmente para ser apreciada, ou só para “dar uma animadinha”. Papo cabeça? Pense nisso.

Por Daniel Daibem – Revista Cultura – Ed. 44 – Março 2011
By: Valdo

Nenhum comentário: